diário nos bairros

Buracos e acúmulo de lixo atrapalham moradores no Bairro Divina Providência

BATCH

Fotos: Natália Venturini (Diário)
Na Rua Vinte de Fevereiro, os buracos acumulam água

A Vila São João Batista, no Bairro Divina Providência, está localizada no lado norte de Santa Maria. Um local pacato, com pouco comércio, mas muitas residências. Os motoristas que saem cedo de casa para trabalhar disputam espaço com a buraqueira das ruas. Muitos moradores pedem por pavimentação na ruas Vinte de Fevereiro, Caramuru e Almirante Barroso, que são de chão batido e pedras soltas. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a buraqueira das ruas
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que as Ruas Vinte de Fevereiro e Caramuru recebem constantes manutenções, mas que vai inserir no cronograma de serviço as novas reclamações. 

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- Quando chove, a vontade que temos é de sair de barco. Acumula muita água na rua e os buracos ficam cada vez piores - diz uma mulher que mora há 16 anos no bairro e não quis ser identificada. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os alagamentos nas ruas
Ainda conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a rede pluvial das Ruas Almirante Barroso e Caramuru recebem manutenção e limpeza periódica. 

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

Além disso, os bueiros entupidos na Rua Caramuru pioram no alagamento da via em dias de chuva.
O QUE DIZ A CORSAN
O Diário entrou em contato com a Corsan, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

A moradora também relata a precariedade do transporte público que, muitas vezes, chega atrasado ao ponto de ônibus. Além disso, só tem a placa indicativa de ponto de ônibus e os moradores não contam com proteção para dias de muito calor ou chuvas constantes.

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

- O transporte coletivo é de péssima qualidade. Os ônibus estão caindo aos pedaços, são sujos por dentro, não podemos nem usar uma roupa branca, que ela fica toda manchada - reclama ela.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a precariedade do transporte público e a falta de paradas
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, as reclamações sobre o transporte coletivo podem ser protocoladas nos guichês 15 e 16 no Setor de Protocolo da prefeitura, na Rua Venâncio Aires, 2.277, no Centro Administrativo Municipal. 
Quanto aos abrigos de ônibus, a secretaria não dispõe, no momento, de recursos para a aquisição de novas paradas. 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Rua Inspetor Goulart está sem abrigos de ônibus

Outra reclamação da comunidade é em relação à falta de um posto de saúde próximo, já que, quem precisa utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS), deve ir de madrugada à Vila Kennedy para marcar consulta. 

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

- Quem não tem plano de saúde é bem complicado. Precisamos ir muito cedo ao postinho da Kennedy. Ficamos muito tempo esperando para conseguir uma consulta - conta outra moradora do bairro que não quis se identificar.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta do posto de saúde
A Secretaria de Saúde diz que a Unidade Básica de Saúde é referência para os moradores está localizada na Vila Kennedy, no Bairro Salgado Filho, mas comunica que não é necessário esperar de madrugada, já que a UBS abre agendamento semanal todas as sextas-feiras e é possível fazer agendamentos todos os dias.

Foto: Natália Venturini (Diário)
No Largo São Luís Guanella há muita sujeira

O Largo São Luís Guanella não tem mais o cenário que um dia já teve. A vegetação alta favorece as queimadas e o acúmulo de lixo, que vai desde sacolas plásticas a restos de eletrodomésticos. Ao longo da Rua Inspetor Goulart há muita sujeira espalhada pelas ruas. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o Largo São Luís Guanella e o acumulo de lixo
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, é realizada limpeza e manutenção periódica no Largo São Luís Guanella por meio das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e que vai incluir novamente o local no cronograma de atividades.  
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o acumulo de lixo e buracos na Rua Inspetor Goulart
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a via recebe reparos quando são identificados problemas ou quando um contribuinte abre protocolo na secretaria. A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura e Serviços Públicos fazem manutenções periódicas na rua. 

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

- O asfalto do Largo São Luís Guanella é novo, mas já está todo esburacado, não temos uma área verde para as crianças brincarem ou para podermos nos reunir. O Largo (São Luís Guanella) está abandonado - lamenta a dona de casa Maria Aparecida Neves, 59 anos.

Outro alvo de reclamações, são as placas com nome de rua, que não existem no Bairro Divina Providência. Sinalização de trânsito ou nas vias também são inexistentes por lá.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de placas de sinalização de trânsito e nomes de ruas
Em relação às placas de sinalização, a Secretaria de Mobilidade Urbana diz que demanda será repassada ao Setor Técnico para a vistoria e inclusão no cronograma de trabalho.Quanto às placas com nome de rua, um termo de referência para a abertura de uma nova licitação está sendo feito. 

Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros